Código: | EDB20002 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ET | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Mário Barroso Baía |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Mário Barroso Baía |
Português
– Identificar potencialidades, limitações e implicações do uso das tecnologias da informação e comunicação;
– Desenvolver a capacidade de comunicar usando diferentes ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona;
– Demonstrar competência na utilização das TIC em contextos específicos;
– Desenvolver competências de comunicação, oral e escrita;
- Conceber e produzir, em pequeno grupo, um poster sobre um determinado tema;
- Conceber e produzir apresentações multimédia visando contextos específicos;
– Identificar as tecnologias emergentes na área da educação e formação;
– Planear e preparar pequenos projetos com apoio de programas específicos;
– Internet: Recolha, organização, tratamento e apresentação de informação.
– A avaliação da informação.
– A comunicação escrita e oral com apoio das TIC.
– Características e funcionalidades das plataformas de gestão conteúdos.
– Ferramentas da Web 2.0: weblogs, podcasts, wikies, e outras.
– O conceito de portefólio e o portefólio digital. Ferramentas disponíveis para a sua construção.
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes;
– Leitura e discussão de documentos sobre temáticas relacionadas com as TIC e sua utilização;
– Atividades práticas que procuram envolverem os alunos na pesquisa, organização de informação e o seu tratamento com programas específicos (incluindo programas de tratamento de imagem e de vídeo);
– Trabalho em pequeno grupo que englobará: a) a conceção e elaboração de posters, apresentação multimédia e b) a elaboração de um portefólio pessoal utilizando ferramentas disponíveis na Web;
– A apresentação e respetiva discussão na aula, dos trabalhos realizados.
A avaliação do trabalho desenvolvido na UC será efectuada através da participação do aluno nas aulas, na resolução das actividades práticas propostas e do seu envolvimento na concepção, elaboração e apresentação de um pequeno projecto de trabalho.
A classificação final terá em conta os seguintes pesos:
– Participação nas aulas e resolução das actividades práticas – 25%
– Projecto de trabalho:
Concepção e elaboração – 50%
Apresentação e discussão – 25%
|